HOME

UM POUCO DE MINHA HISTÓRIA: DA MECÂNICA À TEOLOGIA

SALUAR ANTONIO MAGNI

    Sou nascido no Rio Grande do Sul, Carazinho, em 12/10/52. Morei em várias cidades: Tapera, Panambi, Cruz Alta, Santo Ângelo e Porto Alegre. Desde criança trabalhei na oficina mecânica de meu irmão. Tempos difíceis, mas de muitos aprendizados. Aos quatorze anos fui para Porto Alegre com minha família. Arrumei emprego em um super mercado, mas por pouco tempo, pois prestei concurso para a Escola de Especialistas de Aeronáutica e, com a graça de Deus, fui aprovado. Em 1969 fui para Guaratinguetá, SP. e durante dois anos estudei e me formei sargento especialista em engenheiro de vôo de aeronaves. Lá conheci a Teka, me apaixonei e casamos em 1972. fomos morar em São Paulo, onde nasceu nossa filha Marcia, linda e com muita saúde. Continuei meus estudos, conclui o colegial e em 1976. Preparei-me sozinho para o concurso da Escola de oficiais especialistas em aeronáutica de Curitiba. Mais uma vez< graças a Deus, fui aprovado. Mudamos para Curitiba, PR. Foram anos de muitos estudos, mas venci as dificuldades e pela graça de Deus, formei em primeiro lugar de minha turma, como prêmio, fui servir em Guaratinguetá, SP, como instrutor da Escola de Especialistas de Aeronáutica. Em curitiba nasceu nosso filho, Saluar Jr, Um belo menino!

   Na Escola de Especialista, ministrando aulas para o curso de aperfeiçoamento de sargentos, senti a necessidade de estudar mais, formei-me bacharel em administração  de empresas e em economia de empresas. Mas, em 1983, iniciei minha vida religiosa de cristão leigo, fiz o 59º Cursilho de Aparecida, no Movimento de Cursilhos de Cristandade. Foi uma experiência maravilhosa. Tomei consciência do meu ser cristão comprometido, Junto com minha esposa, fomos estudar teologia, fizemos o Curso Superior de Religião Paulo VI, da Arquidiocese de Aparecida - SP e os Cursos de Cristologia e  Mariologia, com o Padre Geraldo de Almeida Sampaio. Tive oportunidade de fazer também, o Curso de Iniciação Teológica-  na Mater Eclesiae, Rio de Janeiro. foram anos de estudo e meditação. Nossa vontade de aprender era muito grande. Escolhemos a metodologia: Formação na Ação! Para isso, participavamos semanalmente na Escola de Formação Cristã do Cursilho. Aceitamos o convite do ministério de catequese. Participamos de curso de catequese da Arquidiocese de Aparecida e assumimos a missão de sermos catequistas, a Teka de crianças e Eu de Jovens e adultos na Crisma. Já são mais de 20 anos como catequistas, Graças à Deus!  No ano de 1993 fui designado para coordenar um grupo de trabalho para reativar um curso de oficiais especialistas, o trabalho intelectual e a montagem de todas as diciplinas e avaliações do curso, começaram a me afastar da oração e do estudo religioso. Para me afastar mais ainda, fui designado para um pós graduação nos EUA, a necessidade de estudar inglês foi massificante. Fui para os EUA e lá estudava mais de 16 horas por dia. Quando voltei estava totalmente estressado e cançado de estudo. Comecei a construção de minha casa, pouco dinheiro e muito stress. foram anos difíceis. Resolvi pedir aposentadoria da Força Aérea. dediquei-me totalmente à construção. Acabou o dinheiro e a casa não! Resolvi trabalhar de novo! Mandei currículos, e fui chamado. Comecei a trabalhar como engenheiro de manutenção em uma industria de Taubaté. Foram dois anos de aprendizado e muitas dificuldades de relacionamentos no trabalho. Fui convidado a trabalhar em São José dos Campos em um Instituto de homologação de aeronaves, o IFI, com a grande missão de fiscalizar e homologar aeronaves da Embraer e das adquiridas de fora do Brasil, ou mesmo fabricadas no Brasil. Foi um ano de estudos e muitos aprendizados. Mas sentia estar desintegrado como pessoa, como marido e como cristão. Deixei-me levar pelos maus sentimentos e acabei indo ao fundo do poço, por pouco não joguei toda a minha felicidade fora! Mas graças à minha querida esposa, que manteve firme sua oração e confiança no meu amor, pudemos resgatar nosso matrimônio e iniciar uma nova etapa em nossa vida.

No ano de 2001 iniciamos a experiência com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, através de um retiro de fim de semana, EEL1, exercício espiritual para leigo, em Itaici, Indaiatuba, São Paulo. Foi uma experiência diferente de todas as outras que já havia vivenciado nos meus mais de 22 anos de apostolado leigo no MCC, Movimento de Cursilho de Cristandade, especialmente ligado à Escola Vivencial, escola de formação permanente, onde tenho recebido e compartilhado com amigos e irmãos de fé, a minha vida de cristão comprometido, procurando vivenciar o tripé: oração, formação e ação evangelizadora. Os exercícios espirituais foram essenciais nesse caminhar, bem como o auxílio do grupo de casais com os quais partilhamos nossas experiências espirituais e nosso dia a dia. A irmã Fátima e o padre Jesuíta Adroaldo, nossos acompanhantes espirituais, foram essenciais nessa caminhada. Foram nos dando dicas de estudo, orações e meditações, fundamentais para nossa reintegração matrimonial. O Padre redentorista Magalhães, através de suas orações e orientações, fez conosco uma verdadeira terapia de casal, fazendo-nos enxergar que temos idéias e temperamentos diferentes, mas Deus nos quis unidos para testemunhar, que o matrimônio é lindo e um caminho firme para juntos, chegarmos à eternidade.

    Posso dizer que a vivência dos Exercícios Espirituais foi um marco que mudou a direção de minha vida. Decidi que dali em diante buscaria vivenciar e conhecer cada vez mais esta espiritualidade Inaciana. Ao mesmo tempo em que optava pela espiritualidade inaciana como estilo de vida, percebia também profundamente a razão pela qual Santo Inácio dá tanto valor aos retiros e o que eles contêm: silêncio, oração, conversa com alguém que nos acompanha e nos ajuda a perceber os moções do Espírito Santo, os momentos de desolação e consolação, bem como quais as regras, da 1º ou da 2º semana, que devemos observar e qual a linha de ouro para qual nossa vida está andando.

   Além dos Exercícios de fim de semana, iniciei, juntamente com meu Grupo de Vivência Inaciana, uma pré CVX, o retiro na vida cotidiana, EVC. Fomos orientados pela Irmã Fátima, que hoje é orientadora do CEI, Itaici. Foram mais de dois anos de estudos, retiros e sérias orientações da Irmã e partilhas semanais e quinzenais dos companheiros de CVX. Decidimos fazer o retiro de oito dias com o Pe Romanelli, e depois o  retiro de 30 dias em etapas com o Pe Adroaldo. Continuamos a nossa caminhada em pré-cvx, orientados pelo Emerson e Sandra, aqui de Guaratinguetá, hoje coordenador da RAI- regional São Paulo. Estamos juntos no grupo de coordenação da RAI, pois também estou fazendo parte da coordenação da RAI-SP. Na escuta atenta da vontade de Deus, nos meus exercícios espirituais diários, tenho sentido o apelo de realizar o CAP 1, se possível ainda este ano, em julho.

    Assim como recebemos tanto dos retiros, orientados e motivados pela Irmã Fátima Carvalho, nos propusemos, também a dar retiros. Apesar de ainda não ter tido a oportunidade de realizar os CAP, já estamos evangelizando através dos exercícios espirituais. Nossa Pré-cvx, que iniciou em 2001, orientamos e acompanhamos um grupo de leigos e religiosas durante 2 anos na espiritualidade inaciana. Muitos destes leigos puderam vivenciar todo um retiro na vida, um EVC completo. Foi uma experiência muito boa para todos nós.

    Agradeço de maneira toda especial à minha esposa Teka, pelo incentivo e toda retaguarda necessária para que eu pudesse ter tempo, paz e tranqüilidade para contemplar e meditar os assuntos, abordados neste site. Agradeço também ao Padre Adroaldo, orientador do CEI, que me permitiu utilizar toda experiência dos retiros, contemplações, meditações e estudos, obtidos durante os Exercícios Espirituais de 30 dias em etapas, que realizamos eu e minha querida esposa, em Itaici. À Márcia, minha acompanhante nos exercícios, pelas suas inspiradas orientações, à Irmã Fátima que orientou nosso grupo de oração e discernimento, e a todo o pessoal do CEI, Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici, que me proporcionaram todo conhecimento intelectual, e especialmente afetivo, da metodologia Inaciana.

 

 

 

  

Movimentos e Pastorais que temos participado na Igreja Católica:

- Movimento de Cursilho de Cristandade, desde 1983, tendo sido: Coordenador Arquidiocesano, vice-coordenador e Diretor da Escola de Fé e Vida do MCC.

- RCC: Seminário de vida no Espírito e aprofundamento.

- Encontro de Casais com Cristo: somos palestristas desde 1992.

- Exercício Espirituais de Santo Inácio de Loyola: fizemos toda experiência dos exercícios na vida, desde 2000 até os dias de hoje.

- Servimos as Paróquias: N.Sra. do Loreto, EEAR, desde 1983 até os dias de Hoje como: catequista de Crisma, !º Eucaristia, música( violão e canto) e curso de Noivos. E também a Paróquia de São Pedro Apóstolo, como catequistas e coordenadores de setor do Bairro Mirante do Vale, local onde residimos nos dias de hoje.

 

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES        

Formação  Acadêmica:

Formação de Oficial Especialista da Aeronáutica- 1978- EOEIG- Curitiba- PR. - Equiparação a Tecnólogo Mecânico Aeronáutico

Curso de Economia de Empresas- Bacharel - 1983 - OGE - Guaratinguetá-SP

Administração de Empresas - Bacharel - 1984 - OGE - Guaratinguetá-SP

Pós Graduação

Curso de Instrutor Acadêmico da Aeronáutica - 1987 - Universidade da Força Aérea- RJ

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - 1990 - Universidade da Força Aérea - RJ

Curso de Administração de Ensino - 1991 - Universidade da Força Aérea - RJ

American Language Course - 1994-Defense Language Institute - USAF - EUA

 MBA - Aircraft Maintenance and Munitions Officer Course(704 T)(Especialização em Logística Aeronáutica) 1995 - USAF - EUA

Curso de Elaboração de Material Instrucional - 1991 - EEAR - SP

Curso de Administração de Informática-1996 - Instituto de Logística da Aeronáutica(ILA)-SP

Curso de Gerência de Rede de Microcomputadores - 1995 - ILA - SP

Curso Agente Multiplicador em Higiene e Segurança do Trabalho em Nível Superior

( Engenharia de Segurança) FUNDACENTRO – SP

Curso do Sistema de Garantia de Qualidade Aeronáutica – IFI – CTA-SJC

Curso de Auditor ISO  9000 -  Paes Leme – São Paulo

Curso Superior de Religião Paulo VI - 1985 -1987- Arquidiocese de Aparecida - SP

Curso de Cristologia- Com o Padre Geraldo de Almeida Sampaio

Curso de Mariologia- Com o Padre Geraldo de Almeida Sampaio

Curso de Iniciação Teológica-  Mater Eclesiae, Rio de Janeiro

 

Cargos Ocupados

Chefe de Seção de Ensino Especializado - !979 à 1993 - EEAR - SP

Chefe da Subdivisão de Planejamento da EEAR - 1995 à 1996 - EEAR - SP

Chefe da Subdivisão de Avaliação da EEAR - 1996 à 1998 - EEAR - SP

Chefe do Centro de Processamento de Dados da EEAR- 1995 à 1998 - EEAR-SP

Coordenador do Curso de Formação de Oficiais Especialistas em Aviões - 1994 até os dias de hoje - CIEAR - BH

Professor(Instrutor) da EEAR – 1979- 1998.

Professor(instrutor) do Instituto de Logística da Aeronáutica - desde 1993

Professor(Instrutor) do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - BH, desde 1997

Gerente de Manutenção Industrial e Instrutor de treinamento -  CITAB – Taubaté –1999-2001

Direção e Assessoramento Superior no IFI, CTA, São José dos Campos São Paulo~2001-2002

 

Idiomas que Conhece

Inglês e espanhol