01/07/14

 

  

    Um pouco de nós: Saluar   Teka

   NOSSA EXPERIÊNCIA NOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

  Como membros da Rede Apostólica Inaciana

  Renovação do compromisso com a RAI

  Comunidades de Vida Cristã-CVX

 

    No ano de 2001 iniciei a experiência com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, através de um retiro de fim de semana, EEL1, exercício espiritual para leigo, em Itaici, Indaiatuba, São Paulo. Foi uma experiência diferente de todas as outras que já havia vivenciado nos meus mais de 22 anos de apostolado leigo no MCC, Movimento de Cursilho de Cristandade, especialmente ligado à Escola Vivencial, escola de formação permanente, onde tenho recebido e compartilhado com amigos e irmãos de fé, a minha vida de cristão comprometido, procurando vivenciar o tripé: oração, formação e ação evangelizadora.

    Posso dizer que a vivência dos Exercícios Espirituais foi um marco que mudou a direção de minha vida. Decidi que dali em diante buscaria vivenciar e conhecer cada vez mais esta espiritualidade Inaciana. Ao mesmo tempo em que optava pela espiritualidade inaciana como estilo de vida, percebia também profundamente a razão pela qual Santo Inácio dá tanto valor aos retiros e o que eles contêm: silêncio, oração, conversa com alguém que nos acompanha e nos ajuda a perceber os moções do Espírito Santo, os momentos de desolação e consolação, bem como quais as regras, da 1º ou da 2º semana, que devemos observar e qual a linha de ouro para qual nossa vida está andando.

   Além dos Exercícios de fim de semana, iniciei, juntamente com meu Grupo de Vivência Inaciana, uma pré CVX, o retiro na vida cotidiana, EVC. Fomos orientados pela Irmã Fátima, que hoje é orientadora do CEI, Itaici. Foram mais de dois anos de estudos, retiros e sérias orientações da Irmã e partilhas semanais e quinzenais dos companheiros de CVX. Decidimos fazer o retiro de oito dias com o Pe Romanelli, e depois o  retiro de 30 dias em etapas com o Pe Adroaldo. Continuamos a nossa caminhada em pré-cvx, orientados pelo Emerson e Sandra, aqui de Guaratinguetá, hoje coordenador da RAI- regional São Paulo. Estamos juntos no grupo de coordenação da RAI, pois também estou fazendo parte da coordenação da RAI-SP. Na escuta atenta da vontade de Deus, nos meus exercícios espirituais diários, tenho sentido o apelo de realizar o CAP 1, se possível ainda este ano, em julho.

    Assim como recebemos tanto dos retiros, orientados e motivados pela Irmã Fátima Carvalho, nos propusemos, também a dar retiros. Nossa Pré-cvx, que iniciou em 2000, orientamos e acompanhamos um grupo de leigos e religiosas durante 2 anos na espiritualidade inaciana. Muitos destes leigos puderam vivenciar todo um retiro na vida, um EVC completo. Foi uma experiência muito boa para todos nós.

    Agradeço de maneira toda especial à minha esposa Teka, pelo incentivo e toda retaguarda necessária para que eu pudesse ter tempo, paz e tranqüilidade para contemplar e meditar os assuntos, abordados neste site. Agradeço também ao Padre Adroaldo, orientador do CEI, que me permitiu utilizar toda experiência dos retiros, contemplações, meditações e estudos, obtidos durante os Exercícios Espirituais de 30 dias em etapas, que realizamos eu e minha querida esposa, em Itaici. À Márcia, minha acompanhante nos exercícios, pelas suas inspiradas orientações, à Irmã Fátima que orientou nosso grupo de oração e discernimento, e a todo o pessoal do CEI, Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici, que me proporcionaram todo conhecimento intelectual, e especialmente afetivo, da metodologia Inaciana. No ano de 2008, em julho, tivemos a oportunidade de realizar o CAP 1, coordenado pelo Padre Ranieri; e em Janeiro de 2009, realizamos o CAP 2, coordenado pelo padre Emanuel. está sendo uma experiência maravilhosa, de muito aprofundamento e reflexão sobre os Exercícios Inacianos. atualmente estamos realizando estágios de acompanhamento e orientação espiritual no CEI itaici.

ir ao topo da página

::: Rede Apostólica Inaciana :::
 


Desde o ano de 2004 sou membro da Rede Apostólica Inaciana. A RAI nasceu de um desejo da Companhia de Jesus de ampliar sua colaboração apostólica com os leigos que vivam sua mesma espiritualidade.

A Congregação Geral 34 da Companhia de Jesus, no seu Decreto 13, trata especificamente da "colaboração com leigos na missão" e sugere a criação de uma "rede apostólica inaciana", formada por pessoas e grupos que "encontram na Experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio uma base comum de espiritualidade e de motivação apostólica" (nº 21).

"A dimensão apostólica é "o" elemento diferencial da Rede. Trata-se não simplesmente de grupos de pessoas que se reúnem periodicamente, como comunidades de vida, para se ajudar mutuamente, confraternizando, rezando, meditando, mas de uma REDE APOSTÓLICA: Rede inspirada e animada pelo carisma religioso e apostólico, pela mística dos Exercícios Espirituais inacianos, orientada prioritariamente para fora: para a missão, para a evangelização e a transformação da sociedade, no contexto da nova evangelização desejada pela Igreja, e da qual os leigos estão convidados, pela mesma Igreja, a serem os protagonistas" (IVERN, Francisco. A Rede Apostólica Inaciana. REVISTA MAGIS, Nº 4., Centro Loyola de Fé e Cultura. Rio de Janeiro:1997).

Os Membros da RAI , ém de partilharem com os jesuítas a mesma herança espiritual, assumem o compromisso de partilhar projetos apostólicos com eles. Através deste compromisso maior, estes leigos são aglutinados e organizados em setores apostólicos segundo orientação do Provincial da Companhia, formando então uma Rede Apostólica Inaciana.

Provindo de um ou de outro grupo desses, aqueles que são convidados a fazer um compromisso que os vincule mais estreitamente à Companhia formam o grupo dos Leigos Associados, vinculando-se juridicamente à Companhia de Jesus.
Participam da RAI as pessoas familiarizadas com a espiritualidade inaciana, que tenham feito integralmente os Exercícios Espirituais de Santo Inácio em alguma de suas modalidades, e se comprometam a viver de acordo com essa espiritualidade.

Por iniciativa própria ou por apresentação de algum membro, o candidato passa por um tempo de experimento. A partir daí, é convidado a assumir livremente um compromisso com a RAI, mediante o qual se compromete publicamente a cumprir os "objetivos concretos de esforço" espiritual e apostólico que a pertença à Rede implica
Atualmente sou do Grupo de coordenação da RAI- São Paulo.

Membros da RAI-SP

·        Emerson Lopes Martins. Coordenador SP. Fone: (12) 3125-4029. E-mail: emersonmar@uol.com.br

·        Leila Maria Costa. Fone: 3819-3026. E-mail: leila.costa@saoluis.org

·        Ma. de Fátima Buschinelli M. Barbuto. Fone: (11) 3207-0066. E-mail: jbarbuto@terra.com.br

·        Mariana Fernandes de Souza. Fone: 5579-9297. Cel: 8525-8182. E-mail: marife@denf.epm.br

·        Pe. J. Ramón F. de la Cigoña. Fone: (11) 3916-6200. E-mail: ramonsj@veloxmail.com.br

·       Sandra Ma. da Fontoura Pérez. Fone: (11) 3214-1003. E-mail: sandraperez46@hotmail.com

·       Sonia Goretti Pires.Coordenação SP. Fone: (11) 3726-2014. E-mail: soniagorettirpires@yahoo.com.br

·       Ir.Fátima Carvalho APSC (Itaici/SP).Coordenação SP. Email: fatimacarvalhoascj@gmail.com

·        Saluar Antonio Magni. Coordenação SP. fone (12) 31252857 (Guaratinguetá/SP)-Email: saluar.magni@terra.com.br

 

RAI-RJ

Andréa Mendonça Paiva. Fone: Cel. 9874-2745. E-mail: andreapa@rdc.puc-rio.br

Ernando Marcolino Muniz. Fone: 2286-5869. E-mail: ernandomuniz@ig.com.br

Isaias Bezerra de Araújo. Fone: 2509-2289. Cel. 8891-3566. E-mail: isaias_bezerra@yahoo.com.br

João Paulo do Amaral Pinto. Fone: 2265-5740. E-mail: joaopaulopinto@terra.com.br

José Batista Sobrinho. Fone: Cel. 9532-3500 ou 2580-4894. E-mail: m.mannarino@globo.com

José Henrique Sasek. Fone: 2543-1132. E-mail: jhsasek@gmail.com

José Vieira Leite. Fone: Cel. 9988-4083. E-mail: jose.leite@bcb.gov.br

Luiz Alberto David de Sanson. Fone; 3804-2858. E-mail: lsanson@brasilveiculos.com.br

Maria Albuquerque Lins. Fone: 2527-2505. E-mail: mariaalins@uol.com.br

Maria da Penha Fonseca Antonioli. Fone: (28) 3522-5881. E-mail: penhaantonioli@hotmail.com

Maria Lucia D. Sanson. Fone: 2539-1664. E-mail: lsanson@osb.com.br

Marlene Mannarino. Fone: 2261-2067. E-mail: m.mannarino@globo.com

Paulo de Andrade. Fone: 2286-0505. E-mail: panadra@netfly.com.br

Pe. J. Ramón F. de la Cigoña sj. Fone: 3916-6200. E-mail: ramonsj@veloxmail.com.br

Pe. Paul Schweitzer sj. Fone: 3527-2906. Cel. 9762-9264. E-mail: paul@rdc.puc-rio.br

Rodolfo Sabóia. Fone: ---------- E-mail: rodolfosouza@gmail.com

Sonia Lucia Pires Gonçalves. Fone: 2425-4041. E-mail: sonialpg@uol.com.br

Teresa Cristina Tang. Fone: 2527.8266. E-mail: rai@provceleste.com.br

Teresa Idalina V. de Andrade. Fone: 2286-0505. Cel. 9941-7450. E-mail: teandra@netfly.com.br

Terezinha de Jesus Gallo de Rosa (Tetê). Fone: 3322-3507. E-mail: tete@domain.com.br

Tony Piccolo. Fone: 3526-7300. E-mail: tony@amaivos.com.br

r ao topo da página

 

Renovação do compromisso com a RAI

                       

           

 

 

REDE APOSTÓLICA INACIANA (BRC)

(Renovação do compromisso)

                     

     Eu Saluar Antonio Magni diante de Deus Nosso Senhor e desta comunidade aqui reunida, RENOVO meu compromisso apostólico e me comprometo a viver plenamente, com a graça de Deus, minha vocação e missão cristãs:

 

Ø      através da experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, vividos fielmente e renovados anualmente;

Ø      através da partilha e transmissão dessa espiritualidade inaciana a outros cristãos leigos;

Ø      através do testemunho de uma vida simples e apostólica voltada para o serviço dos outros e a evangelização e transformação de nossa sociedade.

 

Assim fazendo, desejo e me comprometo a participar da Rede Apostólica Inaciana, em estreita união com todos os seus membros, no comum  serviço à única missão de Cristo.

 

Anima-me saber que a Companhia de Jesus se compromete a ajudar-me e acompanhar-me pessoalmente no desempenho da minha missão.

 São Paulo, 8 de outubro de 2006

                                                                                                                                                                                                                                            Assinatura

Comunidades de Vida Cristã-CVX

As Comunidades de Vida Cristã são pequenas comunidades de leigos (entre 8 e 12 pessoas) com características semelhantes que se propõem partilhar a fé e a vida, na linha da espiritualidade inaciana, para chegar a ser comunidades de discernimento apostólico.
   

 

 r ao topo da página

 

 

 

 


 

Esta página pode ser usada para descrever suas experiências pessoais ou profissionais.  Você pode publicar seu currículo ou simplesmente falar de algumas de suas experiências.

Olá, meu nome é [SeuNomeAqui] e sou de [NomeLocal]...

Digite seu texto aqui

Digite seu texto aqui

Digite seu texto aqui

Digite seu texto aqui

Este site foi atualizado em 25/04/13